finanças
PIrapora
2013
finanças empresariais
Trabalho apresentado ao Curso Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Adiministração Financeira e Orçamentaria, Mercados Capitais e Direito Tributário .
Profs. Fábio Proença, Karen Manganotti, Vânia Silva e Janaína Vargas.
Pirapora
2013
Analisemos primeiramente o Fluxo de Caixa a seguir:
O Fluxo de Caixa é um instrumento simples, porém extremamente benéfico e importante para tornar a gestão financeira de sua empresa mais competente, ajudando no planejamento financeiro e fornecendo informações para tomada de decisões. É acatado como um dos principais instrumentos de estimativa da capacidade de uma empresa gerar recursos. Admite ponderar como a empresa desenvolve sua política de captação e aplicação de recursos, o acompanhamento entre o projetado e o efetivamente realizado, identificando as variações e suas causas.
O Fluxo de Caixa é erguido a partir da classificação de informações versadas e arremessadas, procedendo em uma demonstração visória de todas as entradas e saídas de recursos financeiros disseminados numa linha de tempo posterior. Por meio do Fluxo de Caixa, você pode aferir o melhor período de repor os estoques, comprar ativos, fazer investimentos, ou promoções de vendas para melhorar o seu negócio. A projeção do Fluxo de Caixa pode ser realizada em base diária, mensal, trimestral ou anual, e nem são imprescindíveis grandes investimentos em informática.
A pequena e média empresa poderá se utilizar de uma simples planilha impressa. A fundamental condição para o sucesso do Fluxo de Caixa é a vivência de uma cultura de planejamento. É essencial ser sistemático! Crie o hábito de verificar, analisar e registrar todo e qualquer