Finanças
O que é?
É um demonstrativo que é publicado anualmente, serve para a empresa reunir informações sobre os projetos, benefícios e suas ações sociais, que é dirigido aos empregados, a comunidade, aos acionistas investidores e analista de mercado, nele consta o exercício da responsabilidade social que a empresta tem.
Nesse balanço, a empresa demonstra o que tem feito pela comunidade, pelo meio ambiente, sendo o mais transparente possível em suas atividades, buscando melhorar a qualidade de vida para todos. A sua função é de tornar pública a responsabilidade Social Empresarial, assim construindo um vinculo maior entre a empresa e a sociedade e o meio ambiente, que hoje em dia tem sido muito cobrado, que a empresa tem feito para colaborar com o meio ambiente, os cuidados que ela tem tomado para conservá-lo. O balanço social mostra o quanto a empresa se preocupa com as pessoas e com o nosso planeta.
Histórico
Nos anos 60 foi iniciado a exigência de uma postura sobre as empresas , para que prestassem contas de suas ações, começou a ser cobrada, uma ética dessas empresas, de seus objetivos sociais. A elaboração e divulgação anual com todas as informações resultaram no que chamamos hoje de balanço social.
No Brasil, a ideia começou na década de 70, mas apenas nos anos 80 surgiram os primeiros balanços sociais. Ela ganhou força e visibilidade nacional quando o sociólogo Herbert de Souza o “Betinho” lançou a campanha pela divulgação voluntária do balanço social. Ele teve apoio e a participação de lideranças empresariais com isso a campanha decolou, hoje é possível ver uma série de debates.
Porque fazer?
Para a empresa é importante fazer, para que a empresa seja bem vista, perante a sociedade, e também pelos bancos, que hoje serve de instrumento para avaliação, pois com ele se pode avaliar os riscos e as projeções da empresa. É também uma forma da empresa mostrar sua ética, sua preocupação com o meio ambiente, é inovador realizar e