Finanças
E, fora do ambiente da empresa, investidores, credores, governo e outros usuários externos irão utilizar tais relatórios para basearem suas decisões com relação à referida empresa. Por serem instrumentos utilizados em diversos ambientes e setores corporativos, estas devem ter uma linguagem universal para que o entendimento seja uniforme. A padronização vêm caminhando para converter nossas demonstrações em padrões internacionais, conferindo mais confiabilidade e atraindo mais investidores para as empresas.
Nesta aula, serão apresentados os relatórios a serem publicados após encerramento do seu exercício fiscal.
Contabilidade e finanças
As áreas de contabilidade e finanças na empresa estão interligadas e a harmonia entre elas permite que o fluxo de recursos na empresa seja eficiente para suprir as necessidades relativas ao seu crescimento e à satisfação de seus sócios/acionistas, funcionários e clientes. De acordo com Ching, Marques e Prado (2010), podemos desmembrar a área de FINANÇAS em cinco grupos, com as respectivas funções:
Gestão do caixa
Lida com as instituições financeiras, buscando aplicar dinheiro ou obter linhas de financiamento mais adequadas a cada tipo de operação. É responsável pelo planejamento da estrutura de capital da empresa.
Cobranças e pagamentos
Estipula política de concessão de crédito da empresa e efetua as cobranças das faturas, bem como o pagamento das duplicatas dos fornecedores e prestadores de serviços.
Contabilidade financeira
Responsável por registrar as transações da empresa, organizar as informações contábeis e elaborar as demonstrações financeiras. Custos
Apura os custos dos produtos e dos serviços da empresa, bem como sugere medidas de melhorias e de racionali Planejamento financeiro
Elabora o orçamento financeiro, compara a realidade