Finanças públicas
1. Qual é o papel da ideologia na hegemonia de um grupo sobre a sociedade civil?
R.: A ideologia ou superestrutura ideológica é usada por um grupo para conquistar e manter sua dominância sobre a sociedade civil. A superestrutura ideológica é a visão de mundo embutida na superestrutura institucional que convence as pessoas a aceitarem a moral, os costumes e as regras sociais até por consenso. Pg. 14
2. Caracterize o conceito de hegemonia, relacionando-o à crise hegemônica e à revolução passiva.
R.: É quando um grupo dirige legitimamente a sociedade, chega ao poder político e consegue dessa forma fazer reformas ou mudanças na estrutura econômica e na estrutura de dominação que está posta na sociedade. A crise hegemônica pode ser estimulada por meio de competição ideológica e ocorre quando enfraquecem a liderança ou a legitimidade política do grupo. A revolução passiva. A revolução passiva é uma estratégia do grupo dominante para continuar hegemônico em momentos de crise, sem fazer o uso da força.
3. Novas ideologias são usadas como instrumento de contestação ao grupo hegemônico. Como os conceitos de intelectual orgânico e de guerra de posição se encaixam nesse processo?
R.: Intelectual orgânico – é todo tipo de pessoa que atua na divulgação de uma ideologia. Esse grupo é composto de religiosos, de professores, de jornalistas e de líderes profissionais, sindicais, estudantis e comunitários, além de filósofos, de literatos e de artistas. Fonte: Sandroni (1999).
A forma como a hegemonia é obtida depende crucialmente do intelectual orgânico.
A crise hegemônica, no entanto, pode ser estimulada por meio da competição ideológica. Parte desse processo de competição ideológica é o que Gramsci chama de guerra de posição.
Se encaixam por um está relacionado ao outro, visto que a contestação ao grupo hegemônico se dar pela guerra de posição, que vem a ser estimulada por meio da competição ideologia e são os