Finanças empresarias
O cenário atual brasileiro aponta para a necessidade das organizações construírem uma gestão eficaz, além de manterem acesos o compromisso e a paixão que as movem. Assim, o presente trabalho abordará o tema administração financeiro, no estudo de um diagnostico de uma loja varejista de confecções de roupas em geral, inaugurada 2009. Como se trata de uma empresa jovem percebeu-se o quão importante é construir o seu futuro, discutindo o tema administração financeiro, a fim de auxiliar no processo de gestão. Ao se construir o cenário futuro de uma empresa, obtém-se o direcionamento a ser seguido pela mesma. Administração Financeira compreende o registro e análise da vida econômica da empresa, metas a serem atingidas em determinado prazo, gerência das fontes de renda e dos investimentos destinados a gerar recursos que a sustentem. Trata das atividades de controle contábil, abrangendo tanto a contabilidade comercial quanto a fiscal, o controle financeiro das contas a receber e dos valores a pagar, bem como distribuição dos recursos na empresa. Trata também das responsabilidades de manter um fluxo contínuo de recursos, para que não sejam adiadas decisões importantes para a vida da organização.
A presente análise tem por objetivo descrever pontos relevantes ao processo de planejamento financeiro que contribuem significativamente para que a empresa possa atingir seus objetivos de forma sistêmica e gradativa, sendo este um dos responsáveis pelo sucesso do plano financerio da empresa.
DESENVOLVIMENTO
O plano financeiro deve apresentar como a empresa se comportará ao longo do tempo do ponto de vista financeiro, descrições e cenários, pressupostos críticos, situação histórica, fluxo de caixa, análise do investimento, demonstrativo de resultados, projeções de balanços e outros indicadores. O fluxo de caixa é um instrumento que tem como objetivo básico, a projeção das entradas (receitas) e saídas (custos, despesas e investimentos) de recursos financeiros