Assistencialismo marcado pela arrogancia
Dec. de 70 e 80 a infância é valorizada, a criança é vista como ser participativo. As creches passam a ser defendidas e valorizadas,um espaço p/ favorecer o desenvolvimento físico ,cognitivo, social e emocional da criança.
Lei de diretrizes e bases; a educação infantil; desenvolvimento e educação da criança, complementar a família e ñ uma substituição ( parceria, confiança de ambas as partes)
P/ concluir a educação infantil e um direito da criança; creches e pre-escolas são lugares de cuidado, brincadeira e aprendizagem. Formar uma identidade própria p/ a educação infantil. Pensar a criança como um todo, c/ uma educação de qualidade.
Concepção de desenvolvimento humano as formas como usamos o tempo, espaço , pensando no q. é importante p/ a criança.
Inatismo: q. nasce c/ o individuo, valoriza o aspecto biológico.
Ambientalismo: ambiente modela e determina aspectos do ser humano;
Interacionismo:a criança é capaz de querer, escolher e decidir; é um ser completo; o conhecimento e a aquisição de novos conhecimentos se dão ao longo da vida; é um processo q. dura a vida toda; o desenvolvimento se constrói na e pela interação da criança c/ outras pessoas de seu meio.
Nas instituições há diferentes formas e maneiras de organizar tempo e espaço; deve ter métodos objetivos, planejamento, de acordo c/ suas intenções de educação; a rotina é importante p/ um dia tranquilo e proveitoso.
Na concepção interacionista; a organização do tempo deve ser variada e flexível, sem rigidez de horário; planejada antecipadamente; ñ há uma rotina ideal , deve ser adequada a instituição;evitar acumulo de turmas no mesmo ambiente.
Atividades permanentes: brincadeiras, rodas de conversa , de