Epis - capacete, óculos, protetor auricular
●
Equipamento de Proteção Individual – EPI O equipamento de proteção individual não evita acidentes. O EPI tem a função de proteger o usuário das lesões quando da ocorrência de acidentes de trabalho e das doenças ocupacionais.
Responsabilidades:
Cabe ao Empregador (NR06 item 6.6.1) Adquirir e fornecer o EPI adequado; Exigir o seu uso de forma correta no sentido de proteger adequadamente o usuário em caso de acidentes e certificar-se de seu uso; Orientar e treinar; Substituir quando danificado ou extraviado. Cabe ao Empregado (NR06 item 6.7.1) Usar e somente com a finalidade a que se destina; Responsabilizar-se pela guarda e conservação; Comunicar alterações que os torne impróprio ao uso; Cumprir os procedimentos de uso e conservação.
●
●
●
●
●
●
●
●
Capacete de Segurança contra Impactos de Objetos sobre o Crânio
Especificação:
●
Capacete de segurança, tipo aba frontal, confeccionado em polietileno de alta densidade no casco e polietileno de média densidade na suspensão (carneira).
Aplicação:
●
Proteção da cabeça do usuário contra impactos e perfurações provenientes da queda de objetos e batidas contra.
Como Utilizar corretamente:
●
A suspensão deverá estar adequadamente presa ao capacete e estar ajustada à cabeça do empregado; Nunca coloque ou carregue objetos entre a suspensão e o casco ou entre a suspensão e a sua cabeça. Este espaço é necessário quando o conjunto casco/suspensão absorve a força do impacto; Nos trabalhos em altura é obrigatório o uso da jugular devidamente ajustada sob o queixo.
Cuidados necessários:
●
Todos os componentes (casco, suspensão, jugular, etc) deverão passar por inspeção visual antes do seu uso, verificar se há sinais de trincas, penetração ou outra danificação qualquer resultante de impacto, ou desgaste que possa reduzir o grau de segurança original;
●
Qualquer capacete de segurança que requeira substituição total, parcial ou de qualquer parte