Meio ambiente
A historia fala de Augusto que apostou com seu amigo Felipe que não ficaria apaixonado por mulher alguma durante quinze dias ou mais, se caso perdesse a aposta teria que escrever um romance para este amigo.
Felipe tinha uma irmã que se chamava Carolina, Augusto quando era criança jurou amar eternamente uma menina no qual o nome ignorava e fica inconstante em seus amores, até que eles passaram alguns dias na casa da avó de Felipe em uma ilha no qual Augusto conheceu Carolina pela qual se apaixona.
Após aquele dia Augusto volta outras vezes na ilha para visitar a moça, mas ele também tinha um juramento de fidelidade a uma menina quando tinha treze anos, que nunca mais teve noticias e no qual o nome desconhecia.
Augusto então decide tomar uma iniciativa, casar com ela, o amor dele por Carolina era tanto que superava esse compromisso de perder a aposta para Felipe e escrever o romance no qual aviam combinado.
No entanto Augusto e Carolina descobrem que eles eram as duas crianças que juraram fidelidade muitos anos atrás quando eram crianças, Augusto finalmente ganha o amor de Carolina mas perde a aposta para Felipe.
Quando Felipe pergunta para Augusto sobre o romance que irá escrever, Augusto responde de imediato, que o romance já está pronto e que se chama Carolina A Moreninha
No final, para a resolução feliz do aparente conflito, descobrem que eles são as duas crianças que juraram fidelidade muitos anos atrás. Augusto ganha o amor de Carolina, mas perde a aposta com Filipe. Quando lhe perguntam sobre o romance que irá escrever, ele responde que já está pronto e que se chama Carolina A