Financiamentos
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 TÍTULO NÍVEL 2 – SEÇÃO SECUNDÁRIA 4
3. CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8 1 INTRODUÇÃO
O Maranhão com uma diversificada flora tem, entre várias tradições do seu povo, especificamente os que vivem na zona rural, a prática do uso de plantas medicinais no tratamento de várias doenças. No município de Lago do Junco, essa prática diferenciou-se, em virtude de a comunidade tê-la transformado em uma forma de melhorar sua qualidade de vida, por meio da implantação do Horto e Farmácia Fitoterápica, que resultaram em um Fórum de Desenvolvimento Local, obtendo como parceria a Prefeitura Municipal, a Paróquia São José, a Universidade Federal do Maranhão, o Governo Federal, o SEBRAE e as lideranças locais.
Esse Município passou por várias transformações em decorrência da implantação de um projeto de que soube acoplar o conhecimento cultural da comunidade, a utilização de matérias primas existentes com a parceria das instituições governamentais. Para a realização desse projeto foi necessário o apoio dessas grandes parcerias que contribuíram bastante com capacitação de profissionais e verbas e também o envolvimento e comprometimento da comunidade que em questão foi a maior beneficiada com o sucesso desse empreendimento.
O SEBRAE entrou com um projeto piloto para tentar alavancar e reconhecer os trabalhos das pessoas da comunidade, procurando o desenvolvimento da região. Projeto esse que fez o Município, obter reconhecimento mundial através do Projeto Farmácia Verde, que teve seus índices de desenvolvimento melhorados e passou de uma situação precária para uma situação lucrativa e sustentável.
A associação da Farmácia Verde e Horto de Plantas Medicinais do Lago do Junco, é formada por agentes de saúde, autoridades municipais da área de saúde e pessoas da comunidade, que administram o horto e a produção da farmácia. Outra conquista significativa foi a emancipação do município no atendimento médico-hospitalar da população