Financiamentos
O presente trabalho tem a finalidade de apresentar o que são financiamentos, o que contém um financiamento, quais instituições concedem, e quais as suas finalidades, mostrando suas vantagens e desvantagens e comparando cada tipo, para que tanto a pessoa física como a pessoa jurídica possa identificar a melhor opção de acordo com o seu perfil.
2. FINANCIAMENTO: CONCEITO E CLASSIFICAÇÃO
Financiamento é uma modalidade de operação financeira em que uma instituição, financeira ou não, que oferece recursos a uma pessoa física ou jurídica, no caso da pessoa física adquirir bens e no caso da jurídica esses recursos são para capital de giro, ativos circulantes temporários ou permanentes.
3. ELEMENTOS DO FINANCIAMENTO Cédula de credito bancário: documento que é a promessa de pagamento do valor total da operação (capital + despesas e encargos) pelo mutuário.
Mutuário: devedor, aquele que recebe o bem financiado.
Alienação fiduciária: O bem financiado e oferecido em garantia da operação contratada
Juros: é o valor cobrado em função da remuneração do dinheiro disponibilizado
CET (Custo Efetivo Total): é o custo total da operação incluindo juros, capital, seguros, tarifas e tributos. É o percentual dos custos que pode ser expressa em meses ou ano.
Prestação: é o valor que se tem que pagar periodicamente (mensal, trimestral, anual, etc) que possui os juros e o valor amortizado.
Capital: é a representação do valor financiado
Amortização: é o valor inserido na prestação que faz diminuir (amortizar) o capital da operação.
IOF: incide sobre as operações de financiamento; no caso do financiamento imobiliário residencial ele incide somente sobre o valor do seguro.
Seguro prestamista: o objetivo dele é garantir o pagamento da divida que foi contraída na forma de empréstimo ou financiamento, caso o segurado sofre algum dos eventos previstos em contrato como morte, invalides ou perda de renda. Ele é obrigatório para financiamento imobiliário, onde