Financiamento da educação no brasil
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
INTITUTO DE CIENCIAS DA EDUCAÇÃO
DISCIPLINA- FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL
MADZA, Ednir. Bicho de sete cabeças: para entender o financiamento da educação brasileira / Madza Ednir, Marcos Bassi. São Paulo: Peirópolis: Ação Educativa, 2009.
Capítulo I
1. O que são tributos?
Tributos, então, são valores que o governo cobra e que somos obrigados a pagar, pois deveriam financiar políticas públicas a nós destinadas (MADZA, 2009, pg. 17).
Todos os meses as pessoas organizam suas contas para tentar gerenciar suas despesas e satisfazer suas necessidades básicas que variam de acordo com cada um. Como instrumento para o sucesso dessa organização elas elaboram uma receita que inclui tudo o que essa pessoa recebe no mês, além disso, elaboram uma lista de despesas que abrange todos os gastos e investimentos que as pessoas farão. Dessa maneira, dia a dia as pessoas se planejam para administrar seu suado dinheiro e da mesma forma o governo administra o país a nível Federal, Estadual e municipal. Geralmente as pessoas provem seu sustento do próprio trabalho já o governo adquire os recursos a partir dos tributos que todas as pessoas pagam, por essa razão, as pessoas são denominadas contribuintes, por outro lado o governo se compromete em aplicar o dinheiro para atender as despesas com Educação, saúde, Saneamento, Emprego, Programas de Assistência, etc. essas ações financiadas por nós são chamadas de políticas públicas.
2. Quem são as pessoas que pagam tributos no Brasil?
O Brasil é um país com uma diversidade imensa de pessoas que se distinguem socialmente, economicamente, racialmente, politicamente, etc. o problema é que essa diversidade reflete também uma grande desigualdade entre os grupos de pessoas. Isso é historicamente construído desde a colonização do Brasil quando os europeus chegaram ao Brasil e extraíram das nossas terras tudo o que