Finalidades, metodologias e perspectivas do ensino de sociologia no ensino médio
Júlio César Lourenço*
Cite este artigo: LOURENÇO, Júlio César. Finalidades, Metodologias e Perspectivas do Ensino de Sociologia no Ensino Médio. Revista Habitus: revista eletrônica dos alunos de graduação em Ciências Sociais - IFCS/UFRJ, Rio de Janeiro, v. 6, n. 1, p. 67-84, dez. 2008. Semestral. Disponível em: . Acesso em: 15 dez 2008.
Resumo: As dificuldades para a efetivação da Sociologia nos currículos do Ensino Médio parecem um desafio do presente, no entanto, é um fato que existe há algum tempo. O texto tem como objetivo de refletir sobre os desafios da Sociologia no contexto do ensino médio sob as considerações de Octávio Ianni no artigo O Ensino das Ciências Sociais no 1º e 2º Graus. A discussão a respeito das perspectivas, dos métodos de ensino, as finalidades, ao lado de outros dilemas, igualmente importantes, como as condições de trabalho, a quantidade de aulas semanais e a desnaturalização das pré-noções, são fundamentais seja por sua atualidade e relevância e também pela oportunidade de debatermos e ampliarmos nossos conceitos sobre a questão.
Palavras Chaves: Educação; Ensino Médio; Sociologia.
1. Introdução
S ociologia deve ser lecionada no Ensino Médio? Por que ensinar? O que ensinar e como ensinar? O aluno do ensino médio tem capacidade e interesse para compreendê-la? A Sociologia pode contribuir nas nossas decisões cotidianas ou ela é apenas uma teoria interessante? A Sociologia vai ser uma disciplina divisora de águas ou será apenas um meio de colocar recém formados em Ciências Sociais no mercado de trabalho enquanto eles não chegam ao mestrado e ao doutorado? Qual a relação de Sociologia com a formação de cidadania? Porque se cria tanta ilusão e polêmica em torno dela? Estas questões já há algum tempo geram interessantes debates entre sociólogos, pedagogos, diretores de escolas, políticos, entre outros. As questões são válidas uma vez