Final fantasy
Final Fantasy XII é um jogo lançado em 2006 pela Square Enix com uma inovadora plataforma de luta e exploração que o jogador controla o personagem em terceira pessoa, diferente das versões anteriores do jogo. Conta com um sistema brilhante em turnos como outras versões entretanto sem mudança de mapas nas batalhas.
O jogo que tem como personagens principais Vaan, Basch, Balthier, Fran, Penelo e Ashe; passa a história no mundo de Ivalice principalmente no pequeno Império de Dalmasca quando dois Reinos estão em guerra: Archadia e Rosalia que o alvo principal é conquistar mais territórios para seus impérios. O império de Achardia conquista Dalmasca matando o rei Rasler que de pouco tinha casado com a princesa Ashe, isso a obriga a criar um movimento de resistência encontrando-se com Vaan que é um jovem que sonha ser um pirata dos céus, Penelo irmã de Vaan que está com ele a qualquer custo, Basch que era escudeiro real e foi acusado injustamente por seu irmão gêmeo de ter matado o rei Rasler, Fran e Balthier que cansados da tirania desses reinos juntam-se para trazer paz a o mundo de Ivalice.
O diretor do jogo Hiroshi Minagawa que assumiu o jogo algum tempo depois do criador Hiroyuki Ito ter saído por problemas de saúde, revolucionou várias caracteriscas da historia do jogo de acordo com a revista japonesa ‘Dengeki PlayStation’, o que pode ter perdido em comparações com outras versões anteriores do jogo, já o roteiro criado por Daisuke Watanabe percebe-se o uso de uma mistura de línguas inglesa e japonesa independe da tradução. Depois de Ashe conseguir sua equipe de resistência juntos vão viajar por mapas imensos e incríveis com excelentes gráficos e uma linda sonoplastia com uma excelente jogabilidade para derrotar o império de Archadia, conseguindo a paz para o império de Dalmasca.
Conclui-se que apesar de o jogo perder um pouco em sua história nada se compara com a relevância de sua grafia em 3D com seus belos personagens e