Fim da Ordem Bipolar
PEDRO HENRIQUE F. CABRAL
Título do Trabalho
MANAUS
2014
FUNDAÇÃO CENTRO DE ANÁLISE, PESQUISA E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA
PEDRO HENRIQUE F. CABRAL
FIM DA ORDEM BIPOLAR
Trabalho solicitado pelo prof. Jônata Araújo da disciplina de Geografia para obtenção de nota parcial do 1º bimestre
MANAUS
2014
INTRODUÇÃO
O ano de 1989 representou um período bastante significativo na história mundial. Ocorreram transformações políticas no continente europeu, alterando drasticamente a geopolítica da região. Os regimes socialista do Leste Europeu começaram a desfazer-se.
FIM DA ORDEM BIPOLAR
Entre o período de 1945 a 1970, a economia capitalista e socialista tiveram um enorme crescimento econômico. Porém a partir da década de 70, ambos os modelos econômicos começaram a apresentar sintomas de crise. No lado capitalista, a crise se iniciou com os déficits de orçamentos e da balança comercial dos Estados Unidos, culminando na desvalorização do dólar em relação ao ouro e a decretação da livre conversibilidade da moeda.
No lado socialista a crise era resultado do esgotamento do próprio modelo econômico. O industrialismo soviético, apoiado nas indústrias de base, de armas e aeroespacial, não acompanhou o ritmo de outros setores. Esse desequilíbrio comprometeu o sistema socialista.
Por um lado, em relação à corrida espacial e armamentista a URSS estava bastante avançada, com o lançamento do Sputnik e de vários mísseis de alta precisão, por outro, não conseguiu desenvolver industrias de tecnologia própria. O modelo de economia estatal e planificada apresentava vários problemas. Ao transferir todos os meios de produção para o Estado, não estimulava o desenvolvimento técnico dos setores que considerava secundários, como os bens de consumo. Na década de 80, sua população tinha dinheiro, porém não tinha com o que gastar.
Mikhail Gorbatchev