O fim do mundo bipolar
MANAUS-AM
FEVEREIRO, 2014
O FIM DA ORDEM BIPOLAR
MANAUS-AM
FEVEREIRO, 2014
SUMÁRIO
Introdução............................................................................................................4
A Ordem Bipolar 5
O Fim da Ordem Bipolar 6
Conclusão ...........................................................................................................9
Referências........................................................................................................10
INTRODUÇÃO
O Presente trabalho relaciona-se à ordem bipolar geopolítica, estabelecida após a Segunda Guerra Mundial, período chamado de Guerra Fria, onde o mundo era dividido entre dois grandes sistemas geopolíticos, o socialismo, cujo era comandado pela URSS, e o sistema capitalista, comandado pelos Estados Unido da América.
Essa ordem bipolar mundial teve seu fim a partir da crise em que a URSS se afundou no final do século XX, quebrando o sistema socialista em termos de influencia e efetividade, dando lugar a um mundo multipolar.
A Ordem Bipolar
Pode considerar-se que a ordem bipolar tem início com o teste atómico da URSS (1949) e a percepção generalizada de que se caminhava para o equilíbrio de forças. Como nenhuma das grandes potências abdicou do seu propósito universalista, entrou-se no período de rivalidade da Guerra-fria (1945-1955). Tendo sido essencialmente uma guerra de propaganda com alguns episódios quentes na área de influência.
Com o fim da Segunda Guerra Mundial (1945), os principais países envolvidos no conflito (França, Reino Unido, Itália, Alemanha e Japão) se encontravam em péssima situação socioeconômica. O cenário de destruição nessas nações era enorme, a infraestrutura estava totalmente abalada, além da grande perda populacional. Apenas Estados