Filósofo Hegel
01- Como o filósofo Hegel afirmava a História?
R: Hegel afirmava que a História é o modo de ser da razão e da verdade, o modo de ser dos seres humanos e que, portanto, somos seres históricos.
02- Com essa concepção, a História levou a ideia de progresso, explique.
R: Isto é, de que os seres humanos, as sociedades, as ciências, as artes e as técnicas melhoram com o passar do tempo, acumulam conhecimentos e práticas, aperfeiçoando-se cada vez mais, de modo que o presente é melhor e superior, se comparado ao passado, e o futuro será melhor e superior, se comparado ao presente.
03- O filósofo Augusto Comte atribuía o progresso ao desenvolvimento das ciências positivas, as quais permitiriam o que aos seres humanos?
R: “Saber para prever, prever para prover”, de modo que o desenvolvimento social se faria por aumento do conhecimento científico e do controle científico da sociedade. É de Comte a ideia de “Ordem e Progresso”, que viria a fazer parte da bandeira do Brasil republicano.
04- Como os filósofos do século XX passaram a pensar a História?
R: No século XX a mesma afirmação da historicidade dos seres humanos, da razão e da sociedade levou à ideia de que a história é descontínua e não progressiva, cada sociedade tendo sua História própria em vez de ser apenas uma etapa numa História universal das civilizações. A partir de então, a ideia de progresso passou a ser criticada.
05- Como era o otimismo da filosofia do século XIX com relação às ciências e às técnicas?
R: A Filosofia afirmava a confiança plena e total no saber científico e na tecnologia para dominar e controlar a natureza, a sociedade e os indivíduos. Acreditava-se que a Sociologia ofereceria um saber seguro e definitivo sobre o modo de funcionamento das sociedades, e que a Psicologia ensinaria definitivamente como é e como funciona a psique humana, quais as causas dos comportamentos e os meios de controlá-los, e que seria possível uma Pedagogia baseada em