relação entre erp
UNIFIA
Tópicos Especiais I
Amparo
2014
Engenharia da Produção
9º Semestre
Disciplina
PCP
Complementação Hora Aula X Hora Relógio
Professor Ms.:
Alunos:
Sistema SAP
De modo a elucidar o processo de implementação de um ERP, primeiramente, é importante destacar que o sistema ERP SAP R/3 é um ERP que tem como característica principal a integração externa às organizações, assim, os processos informacionais possuem uma padronização fazendo com que a empresa esteja apta a adequar-se ao SAP.
Neste sentido, a empresa impõe suas práticas atuais utilizadas em seu sistema, ao invés de aceitar uma funcionalidade nova, de modo a continuar suas práticas comerciais e o fluxo de trabalho conforme executado antes da implementação. Em outras palavras, é necessário que a empresa abandone certos padrões estruturais que resultarão numa mudança em todos os processos de negócio e na maneira como o trabalho é realizado.
O processo de implementação do SAP decorre em simultâneo com a operacionalidade do sistema no dia-a-dia da empresa. Geralmente, prefere-se optar por uma implementação da maioria dos módulos existentes, de modo a minimizar o impacto da resistência por parte dos usuários. Torna-se interessante a formação capacitada dos usuários no próprio posto de trabalho.
Obstáculos geralmente encontrados
Um dos principais e mais evidentes obstáculos é a mudança cultural na implementação pois, sem o apoio e o comprometimento da alta administração, torna-se inviável qualquer projeto de implementação. Um ponto relevante é a cultura empresarial e como ela pode influenciar na implementação de sistemas ERP, principalmente no SAP.
Em geral, grandes partes das empresas possuem uma cultura organizacional que possibilita a adoção de um sistema ERP. Essas