Filtros
Filtros
Professor: Geraldo Furtado Neto
Alunos: Vicente Cesar
Rayanne Venancio
Leopoldina, 15 de Abril de 2015
Sumário
Introdução 3
Exercícios 4
Conclusão 5
Introdução Devido as distorções harmônicas na rede elétrica e em diversos sinais encontrados no dia a dia terem ficado cada vez maior foram surgindo necessidades de corrigi-la, e a solução foram os filtros de frequência. Em sala de aula 3 filtros foram e estudados
Filtro passa baixas
Filtro passa altas
Filtro passa faixas Filtros passa baixas são filtros projetados para eliminar frequências acima de um certo ponto, já os filtros passa altas como função bloquear todas as ondas com uma frequência abaixo de uma frequência determinada pelo projetista do filtro. Por fim os filtros passa faixas permitem que apenas uma frequência desejada e algumas frequências ao seu redor passem pelo filtro, por exemplo, um filtro passa faixa pode de 60 Hz podem permitir a passagem de frequências entre 40 Hz e 80 Hz. Poderemos ver melhor detalhes sobre os filtros nas simulações que serão vistas mais abaixo.
Exercícios
Exercício 1:
No primeiro exercício foi projetado um filtro passa baixas para simular como seria a remoção de distorções harmônicas na rede elétrica. Como podemos ver apenas frequências com 60 Hz ou menos foram “jogadas” na rede elétrica ao invés do sinal com diversas distorções.
Exercício 2:
Já no segundo exercício foi projetado um filtro passa baixar para remover as harmônicas maiores que 60 Hz e as harmônicas menores que 60 Hz que surgiram no circuito da imagem abaixo, assim, como no circuito anterior, apenas as frequências de 60 Hz foram “jogadas” na rede elétrica.
Conclusão
Com base nos exercícios propostos e realização deste,vimos que cada tipo de rede tem um filtro que melhor purifica as correntes harmônicas e que ao utilizá-los nas redes com interferências(harmônicas),estas diminuíram consideravelmente ou desapareceram por