Filtros
O filtro Comb é um filtro de pente especial que adiciona ao sinal no momento presente uma versão atrasada (atraso) de um certo número de passos. A resposta em frequência de um filtro de pente consiste de uma série de impulsos espaçados que se assemelham aos dentes individuais de um pente. Os filtros pente existem em dois tipos diferentes, com feedforward ou feedback (realimentação).
1.1 APLICAÇÃO
Os filtros de pente são usados em várias áreas de processamento de sinal, por exemplo:
Tipo filtros CIC (em cascata Integrator-Comb) utilizado para anti-aliasing nas operações de interpolação e dizimação que alterar a frequência de amostragem de um sistema de tempo discreto.
2D e 3D filtros comb implementado em hardware para o decodificador de protocolo para televisores NTSC. São usados para reduzir artefatos como erros de rastreamento de pontos.
Os efeitos sonoros, como chorus, flanger, phaser, e síntese de guia de onda digital. Por exemplo, se o tempo de atraso é definido para alguns milissegundos de um filtro de pente pode ser utilizado para modelar o efeito de um ruído de onda estacionária em uma cavidade cilíndrica ou em uma corda que vibra, neste caso, por meio do algoritmo de Karplus-forte.
1.2 FILTRO COMB FEEDFORWARD
O diagrama de blocos de um filtro de pente feedforward é a seguinte:
FIGURA 1:Estrutura de um filtro de pente feedforward
isto pode ser descrito pela equação seguinte diferença:
em que K é o comprimento dos atrasos de linha (linha de atraso), sendo medidos em tempo discreto, em número de amostras. Alpha é o factor de escala aplicado ao sinal na linha de atraso. Através da transformada z da equação acima obtém-se:
com a seguinte função de transferência:
ligando entrada para a saída.
Para obter a resposta de frequência de um sinal expresso no domínio de z , pode-se prosseguir com a seguinte substituição: . Então, temos:
Usando a fórmula de Euler, obtemos a representação da