Resumo Capítulo 2 - Compreender o Trabalho para Transforma-lo
Centro de Tecnologia
Departamento de Engenharia Industrial
Disciplina: Engenharia do Trabalho
Resumo do Cápitulo 2
Rio de Janeiro
2013
Basicamente a ergonomia tem por objetivo definir as regras do trabalho. Agora, o que a ergonomia estuda não é muito claro para a maioria das pessoas. Com a experiência e o passar do tempo, o campo da ergonomia se ampliou, sofrendo diversas influências. É claro que a contínua expansão de nossa atividade estende o alcance e a importância do sistema de formação de quadros que corresponde às necessidades.
Em sua essência, a ergonomia tem por objeto o trabalho, abrangendo várias realidades: Condições do trabalho, seu resultado ou a própria atividade do trabalho. Vale ressaltar que as condições, o resultado e a atividade em si não existem independentes, portanto o trabalho é nada mais do que a união dessas três esferas.
Primeiramente, analisando-se uma empresa, é preciso analisar sua atividade. Provavelmente, as primeiras informações que serão fornecidas são os meios pelos quais a empresa gera valor em seu nicho de mercado. Já aqueles que operam se focam nos resultados e depois explicam como fazem para chegar nele. Todos veem a tarefa, suas condições e resultados. Ela é vista como o resultado das condições estabelecidas, sua realização é a atividade de trabalho, que juntamente com as condições e resultados formam o trabalho.
Diferentemente da inércia, a atividade é dada pelo cumprimento de atos pelo ser vivo em um conjunto de características psicológicas, fisiológicas, etc. Define-se tarefa como uma forma de apreensão do trabalho de forma a reduzir/acabar com o trabalho desnecessário e otimizar o produtivo. Ao acabar com erros, conseguem-se processos mais eficientes tendo em vista um objetivo.
A atividade do trabalho é determinada por diferentes contextos. A empresa, com sua esfera de realização do trabalho e suas normas; o trabalhador, que possui características únicas (como idade,