Filtros
Keywords: netfilter, iptables, tables, rules
Resumo. Iptables é um dos sistemas de filtragem de pacote (ou firewall) open source mais utilizados no mundo inteiro. Mas, para que este poderoso sistema tenha um bom funcionamento, é necessário conhecer todas as suas características e modo de funcionamento. Este artigo aborda o que é iptables e suas principais características de funcionamento, tais como suas regras, tabelas e chains.
Palavras Chave: netfilter, iptables, tabelas, regras
01 – Introdução
Iptables é o nome do comando usado no sistema operacional Linux, responsável por configurar o módulo Netfilter do Kernel, onde é feito o processamento dos pacotes de rede.
02 – Conceito
Netfilter é um sistema de filtragem de pacotes, ou firewall, que opera na camada 03 do Modelo OSI. Este sistema é um módulo (ou framework, dependendo da abordagem) nativo do kernel do sistema operacional Linux, que é o responsável por filtrar os pacotes que atravessam as interfaces de rede de um determinado servidor. Para que esses pacotes sejam filtrados, regras são inseridas em três tabelas padrão conhecidas como filter, mangle e nat. cada tabela possui uma finalidade diferente, sendo analisadas mais adiante A inserção de dados, ou, melhor especificando, regras ou chains, é feita através do comando iptables.
O Netfilter é um filtro de pacotes que analisa o estado do pacote, ou seja, ele é um firewall do tipo statefull. Todo pacote que passa pelo netfilter tem o seu cabeçalho analisado e, com base nas regras, ele pode decidir por descartar o pacote (Drop) ou deixá-lo seguir para seu destino (Accept).
03 – Filtragem de Pacotes
O netfilter possui em suas