filtros rx
Constitui-se numa forma de se remover do feixe de raios X aqueles raios que possuem menor energia e por conseqüência, menos penetrantes, utilizando-se dos conceitos de absorção. Num primeiro momento, existe o que denominamos filtração inerente que é a filtração que o feixe de raios X sofre ao ultrapassar o vidro constituinte da ampola, ou seja, é uma filtração que ocorre sem a intervenção externa do técnico. A filtragem adicional é aquela cujo filtro consiste numa folha de material metálico inserido no feixe de raios X (no caso de radiodiagnóstico esse filtro é composto de alumínio).
A soma da filtragem inerente mais a filtragem adicional nos dão o que é denominado filtragem total do feixe de raios X e é muitas vezes especificada em milímetros de alumínio. Como sabemos o feixe de raios X é composto por fótons de diferentes energias e com baixa energia são absorvidos e os de maior energia o atravessam. Dessa forma, teremos um feixe composto por fótons de maior energia e, portanto, altamente penetrantes. Esse processo é também denominado endurecimento do feixe.
Cápsula
É uma membrana fibrosa que liga a epífise distal do fêmur e a epífise proximal da tíbia, é delgada e membranosa posteriormente, e anteriormente, é substituída em grande parte pelo tendão do músculo quadríceps, patela e o ligamento patelar( é representada pela membrana sinovial).
De cada lado da patela a cápsula consiste de um retináculo medial e um lateral, que são prolongamentos dos músculos vastos medial e lateral.
Ligamento cruzado
São inúmeros os ligamentos presentes no joelho. Devido à incongruência das superfícies articulares, o papel dos ligamentos é de resistir à extensão excessiva, ao stress de valgo e varo, às rotações da tíbia ou fémur, ao deslocamento anterior ou posterior da tíbia ou fémur (gavetas), e aos movimentos combinados de rotação tíbia com deslocamento antero-posterior.
Os ligamentos cruzados são dois ligamentos intra-articulares que se