Pds audio
MARCOS LEVI N. FERNANDES
RUÍDOS E CIRCUITOS CORRETORES
MANAUS/AM 2012
MARCOS LEVI N. FERNANDES
RUÍDOS E CIRCUITOS CORRETORES
Trabalho apresentado ao professor da disciplina de Radiodifusão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM, como requisito para a obtenção de nota parcial no 5º Período. Professor: Nivaldo Rodrigues e Silva
MANAUS/AM 2012
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objetivo analisar os meios de transmissão estão sujeitos a diversos tipos de ruído com diversas origens. Designamos por ruído todos os sinais presentes que não transportam informação útil. O ruído vai afetar de modo decisivo a recepção dos sinais, já que o receptor deve ter a capacidade de distinguir o sinal útil e filtrar todos os outros.
2.1
Ruídos e Circuitos Corretores
Os meios de transmissão estão sujeitos a diversos tipos de ruído com diversas origens. Designamos por ruído todos os sinais presentes que não transportam informação útil. O ruído vai afetar de modo decisivo a recepção dos sinais, já que o receptor deve ter a capacidade de destinguir o sinal útil e filtrar todos os outros. Quando o ruído possui características físicas semelhantes ao sinal a filtragem é complexa e geralmente o sinal aparece ligeiramente distorcido, o que pode provocar erros na interpretação da informação que está a ser transmitida e consequentemente alta taxa de bits recuperados com erro (alta TEB). O ruído que surge num meio de transmissão elétrico pode ter diversas origens: ¾ Ruído térmico ou Ruído branco: este tipo de ruído é inevitável, deriva da agitação que os elétrons têm acima do zero absoluto (0º K). Quanto maior for a temperatura maior é a agitação e maior é o ruído térmico. ¾ Ruído de intermodulação ou distorção: deformações do sinal transmitido originadas pelos equipamentos, devido a pouca precisão e resposta pobre dos circuitos.