Transportes
A utilização de transportes tem aumentado em todo o Mundo, com uma tendência mundial para aumentar.
No ano 2000, existiam, em todo o Mundo 800 milhões de veículos, dos quais 500 milhões eram automóveis. Todos os meses, novos veículos são lançados, e com tendência a serem menos poluentes. Assim, os poluentes produzidos pelos veículos ficaram reduzidos em cerca de 67%, no caso do Monóxido de Carbono, e 18% no caso dos Óxidos de Azoto. Apesar disso, continuam a ser emitidos mais poluentes, pois embora sejam reduzidos os poluentes produzidos por cada veículo, existem cada vez mais veículos em utilização no Mundo.
Em Portugal existe outra situação grave com impacto na saúde e no ambiente: a quantidade de veículos que entra em circulação não é superior à quantidade de abate dos veículos antigos, mais poluentes.
Em todo o Mundo, a procura de transportes rodoviários, individuais ou de mercadorias continua a aumentar, sendo responsáveis por cerca de 84% das emissões de CO2 produzidas por todos os tipos de transporte. Este aumento do uso dos transportes tem consequências nos recursos naturais, nos ecossistemas e na saúde humana.
Maiores Consequências Ambientais:
A utilização dos transportes é responsável pela destruição da camada de ozono;
Grande consumo de recursos naturais, maioritariamente não-renováveis;
São destruídos muitos habitats para a construção das vias para a circulação de transportes.
Maiores Consequências na Saúde:
Devido à poluição atmosférica (os gases emitidos pelos transportes podem afectar as funções respiratórias, provocando doenças), o barulho, a falta de espaço, os congestionamentos;
Sinistralidade. Em todos os tipos de transporte existe o risco de ocorrer um acidente, porém estes acontecem maioritariamente nos rodoviários;
O ruído provocado por todos os transportes em geral. Telecomunicações
À transmissão, emissão ou recepção (por fio, sem fios ou por qualquer outro processo) de caracteres,