Filtros ativos
Portfolio geral da 4ª semana do módulo 3
Eixo Temático: Eletrônica Médica
Data: 15/06/2015 – 22/06/2015
Aluna: Mariana Esteves da Silva Pereira
Matrícula: RA00127924
Observações:
FILTROS ATIVOS
RUÍDOS
RESUMO OBJETIVO DO PROBLEMA
O ECG é usado na avaliação do coração, enquanto o EEG analisa a bioelétrica do cérebro e o EMG avalia a resposta muscular. O EEG utiliza mais eletrodos, possui ondas com amplitudes menores e sobreposição de sinais. Esses equipamentos são suscetíveis a interferências elétricas e biológicas. Os ruídos, no entanto, podem ser filtrados, e para isso uma empresa especialista em filtros recebeu uma encomenda: um conjunto de filtros para ECG, EEG e EMG, sendo que todos precisam ter o filtro Twin-T Notch de 60 Hz. A empresa deve fornecer ainda a resposta em frequência, as frequências de corte, a função de transferência e a simulação dos sistemas de filtragem.
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
1. Conhecer o funcionamento do EEG.
2. Diferenciar os tipos de ruídos.
3. Projetar filtros ativos.
4. Conhecer a eletrofisiologia do cérebro e suas ondas.
TERMOS DESCONHECIDOS
1. Ruído Branco (White Noise): O ruído branco é um tipo de ruído constante em todas as frequências do espectro.
Na prática, nenhum ruído apresenta realmente componentes em todo o espectro de frequência. Porém, considera-se que um ruído é branco quando este apresenta componentes frequências em toda a largura de banda. [1]. [2].
2. Ruído Johnson ou térmico: O ruído térmico é um tipo de ruído branco produzido pelo aquecimento dos condutores e semicondutores do circuito. [1]. O grande fluxo de elétrons passando através do meio resulta em um potencial variável.
Na maioria dos casos, esse sinal é da ordem de microvolts, mas com amplificação, podem danificar a resposta em um sistema. [2].
3. Ruído de baixa frequência: Também chamado de “ruído de contato”, o ruído de baixa frequência é causado pela variação da condutividade devido ao contato imperfeito entre dois