filtros ativos
Nomes: ...............................................................................................................................................
Objetivos Gerais
Esta prática tem como objetivo a montagem e verificação da funcionalidade de filtros analógicos. Durante o experimento o aluno deve fazer observações sobre as principais características dos filtros projetados [frequência de corte, atenuação na faixa de rejeição, ganho, faixa de passagem e fator de qualidade].
Neste experimento será analisado, a partir das funções de transferência, o comportamento de circuitos no domínio da
frequência.
Objetivos Específicos
Após completar estas atividades de laboratório, o aluno deverá estar apto a:
1. Projetar um filtro ativo passa-baixa Sallen&Key de segunda ordem.
2. Projetar um filtro ativo passa-alta Sallen&Key de segunda ordem.
3. Projetar um filtro ativo passa-faixa de segunda ordem.
4. Verificar a resposta em frequência de filtros ativos.
Introdução
Os filtros eletrônicos constituem uma das aplicações mais comuns da eletrônica, sendo amplamente utilizados na aquisição e processamento de sinais de áudio & vídeo, em sistemas de alimentação, telecomunicações, controle e instrumentação. Possui um vasto e diversificado repertório de aplicações em praticamente todos os setores da eletrônica.
Um filtro eletrônico pode ser definido como uma malha seletiva de freqüência. Representam uma classe de circuitos cujo ganho depende da freqüência do sinal a eles aplicados. Essa característica permite que eles sejam utilizados para selecionar uma determinada faixa de freqüências, ou para eliminar sinais indesejáveis, tais como ruídos.
Filtros são circuitos lineares que possuem uma função de transferência (Vo/Vi) dependente da freqüência. Um filtro atenua a quantidade de energia presente em certas freqüências (indesejáveis) ou faixas de freqüências enquanto deixa passar ou amplificar as freqüências selecionadas (desejadas). Em