Filtros Ativos
Alunos: Chrystofer, Luis Felipe, Márcio e Victor
1 - O que são filtros ativos?
Um filtro ativo é um tipo de filtro eletrônico analógico, distinguido dos outros pelo uso de um ou mais componentes ativos, que podem prover alguma forma de amplificação da potência. Tipicamente este componente pode ser uma válvula termoiônica, um transistor ou um amplificador operacional.
2 - Qual a diferença entre filtros ativos e filtros passivos? Filtros Ativos são aqueles construídos com elementos ativos, tais como: válvulas, transistores e amplificadores operacionais e alguns elementos passivos resistores, capacitores, indutores. Os indutores raramente são usados em filtros ativos porque são grandes e de alto custo. Já os filtros passivos são constituídos somente por elementos passivos, tais como resistores capacitores e indutores.
3 - Quais são as vantagens e desvantagens dos filtros ativos? Vantagens dos filtros ativos:
- Eliminação de indutores, os quais em baixas frequência são volumosos, pesados e caros.
- Facilidade de projeto de filtros complexos através da associação em cascata de estágios simples.
- Possibilidade de se obter grande amplificação do sinal de entrada (ganho), principalmente quando este for um sinal de nível muito baixo.
- Grande flexibilidade de projetos
Desvantagens dos filtros ativos:
- Exigem fonte de alimentação
- A resposta e frequência dos mesmos está limitada á capacidade de resposta do AOPs utilizados
- Não podem ser aplicados em sistemas de média e alta potência ()como, por exemplo, filtros para conversores e inversores transistorizados, utilizados em acionamentos industriais)
4 - Descreva os quatro tipos básicos de filtros ativos?
Filtro Passa-Baixas (PB) Só permite a passagem de frequências abaixo de uma frequência determinada Fc (denominada frequência de corte). As frequências superiores são atenuadas.
Filtro Passa-Altas (PA) Só permite a passagem de frequências acima de uma frequência determinada Fc (frequência