FILTRO SOLAR
Os Fatores de Proteção Solar (FPS), presentes em todos os filtros solares, são uma medida que indica quanto tempo uma pessoa pode ficar exposta, sem se queimar. Eles auxiliam na escolha do produto de acordo com o tipo de pele. Para peles mais claras, o tempo de exposição solar necessária para queimá-las é menor que para peles mais resistentes.
Portanto, as peles mais claras necessitam de filtros com FPS mais altos (FPS 30), enquanto que nas peles morenas (mais resistentes), um FPS mais baixo é suficiente para garantir a proteção solar (mas no mínimo FPS 15).
Os filtros com FPS maior que 30 parecem ter um risco maior de desenvolvimento de sensibilização cutânea (alergia de pele), devido ao aumento da concentração de filtros solares- devendo ser indicados pelo médico assistente, conforme a necessidade do uso.
De um modo geral, deve-se usar o filtro solar de maneira regular com um FPS entre 15 e 30, dependendo do tipo de pele, presença de doenças de pele, prática de esportes, altitude da região e condições ambientais. Superfícies como areia, neve e água podem refletir muito a luz solar.
Filtros Químicos:
através da absorção