Filtro Solar
Os filtros solares podem ser divididos em dois tipos: físicos (inorgânicos) ou químicos (orgânicos).
Filtros Físicos:
Os filtros solares físicos podem refletir ou refratar a radiação. Ao serem aplicados sobre a pele, formam uma barreira protetora que impede que essa radiação atinja suas camadas mais inferiores e a elas cause danos.
Os filtros físicos mais empregados são o dióxido de titânio e o óxido de zinco.
Dióxido de Titânio: É um bloqueador solar físico predominantemente UVA/UVB. É revestido com substâncias que oferecem maior dispersibilidade em água, facilitando sua manipulação.
A associação com outros filtros solares, físicos e químicos, permite aumentar o FPS das preparações e melhorar o seu desempenho fotoprotetor.
A faixa de luz dispersada pelo dióxido de titânio varia conforme o tamanho de sua partícula: partículas de 230nm dispersam luz visível, enquanto que partículas de 60nm ou menos dispersam a radiação UV e refletem a luz visível.
Óxido de Zinco: É uma substância opaca que reflete a luz (filtro físico), impedindo que as radiações atinjam a pele; também disponível na forma micronizada para uma melhor aceitação cosmética, isoladamente ou em associação aos fotoprotetores químicos.
Filtro Químico: Apresentam moléculas que absorvem a radiação ultravioleta e transformam-as em radiações que são inofensivas á pele. Sua formulação é bastante leve e é absorvida rapidamente pela pele. Na sua formulação é encontrado o metoxicinamato de octilo, salicilato octílico e octocrileno, entre outras substâncias.
4. Análise de Filtros Solares
Hydro Sun – Belvitta
Proteção UVA/UVB FPS 40
Graças a uma exclusiva combinação de filtros UVA/UVB, hidratantes e antioxidantes de última geração, HYDRO SUN Gel Creme Facial Ultraproteção FPS 40 proporciona proteção para a pele, prevenindo o envelhecimento precoce. Sua fórmula emprega agente hidratante que proporciona hidratação a curto e longo prazo e potentes antioxidantes