Classic
ALUNO (A): ................................................................................................. Nº..........
ANO: 2º ENSINO MÉDIO DISCIPLIANA: FILOSOFIA. TURMA: .....
PROFESSOR (A) .................... ................................ DATA: ......../......../ 2014
Roteiro de Atividade Avaliativa de Filosofia para a Parcial I.
Atividade Proposta: Confecção de um FANZINE:
O que é um faNZinE?
O Fanzine é uma abreviação de fanatic magazine, mais propriamente da aglutinação da última sílaba da palavra magazine (revista) com a sílaba inicial de fanatic. Ele nasce como uma revista ou jornal editado por fãs de alguém ou algo.
Trata-se de uma publicação despretensiosa, leve, que não cumpre o papel de aprofundar questões, mas de dialogar com pessoas que falam a mesma língua de quem o produziu. O fanzine costuma ter um visual irreverente. O fanzine hoje em dia se refere a quase toda produção independente impressa, mas inicialmente era um jornal ou revista artesanal essencialmente produzido por jovens para jovens. No Brasil, o nascimento dos fanzines se confunde um pouco com a trajetória das revistas em quadrinhos. Ao lado, o primeiro fanzine brasileiro, produzido por Edson Rontani para falar sobre quadrinhos, em 1965.
Prazer é palavra chave de um fanzine. Prazer de quem faz, pois o constrói de maneira livre, despretensiosa, sem compromissos a não ser com o desejo de comunicar. Prazer de quem lê, pois tem nas mãos uma peça de comunicação artesanal, feita para provocar deleite.
As condições, quase sempre são precárias, por isso é preciso ser criativo e pensar em alternativas para comunicar bem, sem gastar muito. Quem faz fanzine, quer falar para um público bem específico. Gente de quem ele conhece os gostos e interesses.
FanzInE: Coisinhas importantes:
Como qualquer produto de comunicação, o fanzine tem que ter a sua logomarca, algo que o identifique e que