Como não enjoar em voo!
Depois de várias pessoas me pedirem conselho em privado e em alto secretismo, apercebi-me da falta de informação que existe sobre este assunto específico, e ao mesmo tempo da razão para isso. É tabu. Uma pessoa que foi "feita para voar" NÃO PODE enjoar sem ficar mal-visto.
Assim resolvi deixar aqui para os "indispostos anónimos" uma data de factos e conselhos, uma vez que eu passei também por isso e sei que é terrível termos mais esse obstáculo à realização do nosso sonho, e pensarmos que nunca vamos ser largados, etc.
FACTOS
- o enjoo do movimento é causado pela discrepância das informações dos orgãos que nos providenciam o equilíbrio: visuais (linha do horizonte), proprioceptivas (receptores de posição e pressão nas articulações) e ouvido interno (movimento do líquido).
- se tens tendência para enjoar de barco, de autocarro, etc, é muito provável que venhas a sentir-te mal de avião alguma vez na vida.
- o enjoo pode ser despoletado pelas mais diversas razões: turbulência constante, manobras com variação de G's, stress (dos primeiros vôos de cada bloco por ex)...
- ISSO PASSA. A sério, não desanimes, não desistas, não pares de voar, não desesperes. O nosso maravilhoso corpinho adapta-se a tudo. Passa mesmo!
SE TENS PASSADO POR ISTO VÁRIAS VEZES:
- lê este post até ao fim
- não caias na tentação de tomar comprimidos para o enjoo. Além de ir entorpecer as tuas capacidades físicas e psicológicas, não contribui para a adaptação natural do organismo.
- tenta fazer mais vôos e mais curtos, em vez de menos vôos mais longos.
- voa sempre com sacos de enjôo (se não arranjares, qq saco plástico sem buracos serve)
CONSELHOS PARA EVITAR:
- uma noite bem dormida. Dormir poucas horas é o primeiro passo para passares o dia "embrulhado", mesmo que não vás voar. Larga a perguiça, faz o planeamento na tarde anterior, e DORME BEM.
- alimentação:
- ao contrário do que muita gente