5 lições de Psicanálise
Nessas cinco lições são apresentadas por Freud como a psicanálise foi descoberta e desenvolvida.
Inicialmente Freud comenta sobre o caso tratado pelo Dr. Joseph Breuer, nascido em Viena, 1842, apesar de não ter participado do tratamento da paciente, Freud colaborou nos estudos sobre a história, que assim constituem as bases da construção do método psicanalítico.
Os sintomas iniciais apresentados pela paciente de Breuer eram de acordo com texto:
- Paralisia espacial de ambas as extremidades do lado direito, com anestesia
- Perturbações dos movimentos oculares e várias alterações da visão
- Dificuldade de manter a cabeça erguida
- Tosse nervosa intensa
- Repugnância pelos alimentos e impossibilidade de beber durante varias semanas
- Redução da faculdade de expressão verbal
- Estados de ausência, de confusão, de delírio e de alteração total da personalidade
Os médicos não conseguiram achar nenhuma causa orgânica, pois os órgãos internos da jovem não revelaram nada nos exames, mas com o psiquismo abalado, notou-se então que havia estados de ausência e alteração mental com confusão, a jovem costumava dizer palavras soltas mas que poderia estar relacionado com o que ela estava pensando. O médico que acompanhou esse processo fez com que a jovem ficasse em um estado de hipnose, e repetindo as palavras que ela dissera para que ela pudesse associar as ideias, o resultado foi que a jovem relatou fantasias de profunda tristeza que eram consequências da situação em que seu pai enfermo se encontrava. Depois do relato das fantasias a jovem se sentia aliviada, o que durava algumas horas e desaparecia no dia seguinte.
Outro relato sobre a mesma jovem que havia passado por um calor intenso no verão, essa paciente sentia sede mas por uma causa sem explicação não conseguia ingerir água, mesmo com sede e com o copo de água na mão, ao tomar a água a repelia em seguida, nesse exato momento ela se encontrava em estado de ausência. Depois de seis