DEFINIÇÕES DE LER/DORT E FATORES DE RISCO
A- Definição de Ler e Dort e fatores de risco.
LER- Lesões por esforços repetitivos
DORT- Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho As LER/DORT, por definição, são um fenômeno relacionado ao trabalho, caracterizado pela ocorrência de vários sintomas, concomitantes ou não, tais como, dor, parestesia, sensação de peso, fadiga, de aparecimento insidioso geralmente nos membros superiores, pescoço e/ou membros. Frequentemente são causa de incapacidade laboral temporária ou permanente. São resultado da superutilização das estruturas anatômicas do sistema musculoesquelético e da falta de tempo de sua recuperação (Brasil, 2000). Fatores de Risco:
Fatores de Natureza ergonômica - mesas e cadeiras antiergonômicas, layout inadequado para o tipo de trabalho, inadequação postural frente aos equipamentos do posto de trabalho, manoplas antiergonômicas, exigência física demasiada.
Fatores de natureza organizacional e psicossocial - ausências de pausas, ritmo muito intenso de trabalho, gratificação atrelada ao trabalho, cobrança excessiva na produção e no cumprimento dos prazos, problemas nas relações e interações pessoais, ambientes de trabalho estressante, privação das necessidades fisiológicas.
Fatores de natureza socioeconômica e cultural: medo de perder a gratificação e prejudicar a coordenação motora, falta de reconhecimento social da doença no ambiente de trabalho, ausência de solidariedade humana.
B- Relação Casual entre fatores de risco e distúrbios músculo esqueléticos: Identificar comprometimento de músculos, tendões, nervos, articulações e problemas circulatórios nos membros sobrecarregados. Verificar os seguintes quadros clínicos dependendo das queixas do trabalhador: Síndrome do desfiladeiro torácico
Síndrome do supinador e síndrome do pronador redondo
Síndrome do túnel do carpo
Síndrome do canal ulnar
Síndrome do canal