Filtração
FELIPE SANCHES GARCIA
FERNANDO VINICIUS SCHWARZ MARTINS
PAULO HENRIQUE BOURSCHEID
RELATORIO – QUIMICA ANALÍTICA
FILTRAÇÃO
SINOP – MT
2011
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
FELIPE SANCHES GARCIA
FERNANDO VINICIUS SCHWARZ MARTINS
PAULO HENRIQUE BOURSCHEID
RELATORIO – QUIMICA ANALÍTICA
FILTRAÇÃO
Relatório entregue como requisito à aprovação do curso de Famácia pela UFMT (Universidade Federal do Mato Grosso), à disciplina de Quimica Analítica supervisionado pela Professora Doutora Denia Mendes de S. Valladão.
SINOP – MT
2011
INTRODUÇÃO
Filtração é o processo de separação de misturas heterogêneas, um método utilizado para separar substâncias sólidas de líquidas (soluções) ou sólidas de gases, seu objetivo é o isolamento quantitativo do sólido e do meio filtrante ficando livres da solução.
Mas antes de falarmos diretamente sobre filtração vamos lembrar brevemente sobre dois fatores que se apresentam e influenciam este processo: o produto de solubilidade (Kps) e a precipitação.
O produto de solubilidade é a constante de equilíbrio químico para a reação na qual um sal sólido se dissolve, liberando os seus íons constituintes em solução (DANIEL C. H., p. 111, 2008).
E precipitação é o elemento a ser dosado e separado da solução através da formação de um precipitado convenientemente escolhido em cada caso de mistura (solução). Deve levar em conta vários fatores para a escolha do reagente precipitante, tais como a solubilidade, as características físicas e a pureza do precipitado (N. BACCAN. et al. p. 182, 2001).
Na filtração os filtrantes usados são escolhidos devidos as características da mistura que é utilizada no processo: papel filtro e placas porosas sintetizadas feitas de vidro, de Pyrex, sílica ou porcelana (MENDHAM, J. et al. p. 234-235, 2002).
Existem basicamente duas