Filtração
Filtração
Profª Izabela Pegorer 1
FILTRAÇÃO
As partículas sólidas podem ser: • grossas ou finas, • rígidas ou plásticas, • redondas ou planas • individualmente separadas ou agrupadas Basicamente é processo de separar um sólido particulado de um fluido, fazendo com que o sólido fique retido num meio poroso, e o fluido passe através desse meio.
Profª Izabela Pegorer 2
Alimentação
Meio
poroso
Torta Filtrado
Ele separa as partículas em uma fase sólida (“torta e permite o escoamento de um fluido claro torta”) (“filtrado filtrado”).
Profª Izabela Pegorer 3
A força motriz do processo é uma diferença de pressão (∆P), através desse meio. por ação da gravidade; Os filtros podem funcionar:
por ação de força centrífuga; por meio da aplicação de pressão ou vácuo para aumentar a taxa de fluxo.
Profª Izabela Pegorer 4
Bomba de vácuo
Filtro de Papel
O princípio da filtração industrial e o do equipamento de laboratório é o mesmo, apenas muda a quantidade de material a ser filtrado.
Profª Izabela Pegorer
5
a) resistência específica do meio poroso de filtração;
Os fatores mais importantes para a seleção de um filtro são:
b) a quantidade de suspensão a ser filtrada; c) a concentração de sólidos na suspensão; d) a facilidade de descarregar a torta formada no processo de filtração.
Profª Izabela Pegorer
6
Filtro de leito Poroso
Entrada do líquido
Partículas sólidas separadas
Defletor Placa metálica perfurada ou com ranhuras Fluido clarificado
Partículas finas Partículas grossas
• É o tipo de filtro mais simples. • Se usa no tratamento de água potável, quando se tem grandes volumes de líquido e pequenas quantidades de sólidos. • A camada de fundo é composta de cascalho grosso ou brita que descansa em uma placa perfurada ou com ranhuras. Acima do cascalho é colocada areia fina que atua realmente como filtro.
Profª Izabela Pegorer 8
Filtro Prensa
Um dos tipos mais usados na