filtração comum e filtração a vacuo
TECNOLOGIA DA PARAÍBA
COORDENAÇÃO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA
QUÍMICA EXPERIMENTAL I
Aula Prática nº 3 – Filtração comum e Filtração a Vácuo
Aluna: Geniellen Maria Paiva Costa de Melo. Matrícula: 20141440222
Profa. Alessandra Marcone Tavares Alves de Figuerêdo.
João Pessoa, 25 de julho de 2014.
1. OBEJETIVOS
Desenvolver a técnica de filtração tanto a filtração comum como a filtração a vácuo e também nos mostrar qual tipo de filtração é mais eficaz e eficiente.
2. INTRODUÇÃO
A filtração é um método de separação de mistura do tipo sólido-líquido e sólido-gasoso. Existem dois tipos de filtração a filtração comum e a filtração a vácuo.
A filtração comum é utilizada principalmente para separar as fases de mistura de um líquido com um sólido não dissolvido, quando o tamanho das partículas do sólido é relativamente grande, assim existindo uma diferença acentuada entre os tamanhos de suas partículas e o tamanho dos poros do papel filtro. O líquido atravessa o papel-filtro apoiado sobre um funil de vidro. O sólido fica retido no funil e o líquido é recolhido em um erlenmeyer.
Na filtração a vácuo é utilizada para separar misturas de um líquido com um sólido não dissolvido quando as partículas do sólido são muito pequenas e formam uma pasta entupindo, os poros do papel-filtro caso seja feita uma filtração comum. Também pode ser utilizada simplesmente quando se deseja uma filtração rápida. Neste tipo de filtração não há desperdício de água.
3. PARTE EXPERIMENTAL
3.1 Materiais Utilizados e Reagentes
Os materiais utilizados foram:
1 Funil
1 Funil de Buchner
2 Papéis de filtro
2 Bastões de vidro
2 Béqueres
2 Vidros de relógio
1 Erlenmeyer
1 Kitassato
1 Balança
1 Bomba de vácuo
Os reagentes utilizados foram: