filosofos
A democracia ateniense era formada com a participação de cidadãos atenienses (adultos, filhos de pai e mãe ateniense) que correspondiam a uma minoria, pois eram excluídos os extra
Em 509 a. C. - seguras sobre a quantidade de população, cidadãos ou escravos durante o período da Atenas democrática. Contudo, é verdadeiro que a Democracia de Atenas não satisfaz os critérios modernos, já que não havia eleições: os magistrados eram sorteados, uma vez que segundo a crença democrática, a eleição leva à aristocracia, e as decisões políticas eram tomadas em assembleias em que todos os cidadãos podiam participar, tanto com a palavra quanto com o voto.
O debate em praça publica
Atenas havia vivido uma monarquia ,mas o poder do rei foi passando aos poucos para as mãos dos arcontes ,representantes da aristocracia ateniense que comandavam o governo da cidade
Diversas reformas - promovidas sucessivamente por Dracon , Solon e Clistenes foram criado uma nova forma de governar , a democracia , que se guiava basicamente pelo principio de isonomia , isto é , de que todos os cidadãos tem o mesmo direito perante as leis .
No século 5 a.c. sob a liderança de Pericles , essa reforma politica aprofundaram- se e Atenas atingiu grande esplendor , tanto no campo econômico como cultural .
Por outro lado ,apesar dessas limitações , a democracia ateniense era uma democracia direta , isto é, cada cidadão tinha não apenas direito ao voto , mas também a palavra .As discussões se davam na chamada agora , principal praça publica da cidade , onde se reuniam a assembleia todos os cidadãos .
Sofistas: a retórica
Na história do pensamento grego houve uma fase muito particular que foi extremamente importante, mas de duração relativamente curta: o período dos sufistas. Esse período compreendeu os séculos IV e V a.C. e envolveu poucos, porém grandes intelectuais, pensadores e cientistas, dentre eles: Demócrito ,Protágoras, Górgias e Hipías.
Os sofistas