a historia da internet
A ideia original da internet partiu de uma agência do Departamento da defesa dos Estados Unidos, designada por DARPA (Defence Advanced Research Projects Agency). Iniciaram um projecto em 1969 intitulado «Redes de Computadores de Partilha de Recursos» que pretendia fornecer um sistema para a troca de informação militar entre locais distantes. A motivação deste projecto residia na predominância de uma certa mentalidade de guerra-fria, ou seja, tratava-se de descubrir um modo de comunicar a longa distancia com uma infraestrutura que fosse capaz de resistir á eventualidade de uma guerra nuclear. A solução consistiu numa rede de quatro computadores chamada DARPANET (mais tarde ARPANET).
Este sistema foi um grande sucesso e, em 1972, a rede tinha aumentado para 37 computadores com um sistema de correio electrónico eficaz. Em 1983, a infraestrutura tinha crescido tanto que a componente de pesquisa militar foi transferida para uma rede à parte, designada por MILNET.
Um ano mais tarde, foi fundada a NSFNET pela Fundação Nacional de Ciência, outra agência governamental dos EUA. Esta rede ligou cinco supercomputadores e disponibilizou a respectiva informação para estabelecimentos de educação.
Pela primeira vez, a internet tornava-se acessível a pessoas externas à actividade de defesa e o número de utilizadores do sistema cresceu de forma espantosa nos tempos que se seguiram.
INQUERITO
QUESTÃO
Respostas Afirmativas
Já ouvi falar de internet
145
Já usei a internet
74
Penso que a internet é útil
125
Penso vir a usar a internet
48
Uso a internet em casa
42
Uso a internet na escola
53
Total de inquéritos-150