Filosofias de Vida durante a Historia
Campus Paranavaí
Trabalho de Filosofia
Gabriel Felipe
Paranavaí
2012
Introdução
O seguinte trabalho fala sobre algumas filosofias que pessoas importes para história desta, tais como: Tomás de Aquino, René Descartes, Francis Bacon, John Locke, David Hume e George Barkeley, Immanuel Kant, Augusto Comte, entre outros; criaram em suas determinadas épocas de existência, para tentar explicar coisas importantes para a sua época. As filosofias aqui apresentadas são: Patrística, Escolástica, Racionalismo, Empirismo, Criticismo, Idealismo dialético, Positivismo, Materialismo Histórico. Estas filosofias apresentadas marcaram a sua época de existência, e algumas duram até hoje, tal como o Positivismo, que perdura até hoje e há adeptos por todo o mundo.
Patrística
A patrística é a filosofia dos chamados Padres da Igreja, que teve início no período de decadência do Império Romano, quando o cristianismo se expandia, a partir do século II – portanto, ainda na Antiguidade. No esforço de converter os pagãos e combater as heresias e justificar a fé, aqueles religiosos escreveram obras de apologética, para justificar o pensamento cristão.
Os Padres recorreram inicialmente à obra de Plotino (204-270), um neoplatônico. Adaptando o pensamento pagão, realizaram uma grande síntese com a doutrina cristã. O principal nome da patrística foi Agostinho (354-430), bispo de Hipona, cidade da África.
Na primeira metade do período medieval, conhecida como Alta Idade Média, foi enorme a influência dos Padres da Igreja. Vários pensadores de saber enciclopédia retomaram a cultura antiga, dando continuidade ao trabalho de adequação da herança clássica às verdades teológicas.
Escolástica
No segundo período medieval, conhecido como Baixa Idade Média, ocorreram mudanças fundamentais no campo da cultura já a partir do século