Filosofia In Util
Filosofia (in)útil
Vila Velha
2015
Vitor Wasem de Faria – 3° ano
Filosofia (in)útil
Vila Velha
2015
Introdução
Neste trabalho o tema que será abordado é filosofia útil ou inútil. A filosofia foi responsável por varias revoluções, uma delas a revolução francesa. Rousseau filosofo iluminista, buscava meios para se diminuir as injustiças que resultam da desigualdade social. A filosofia que nos ensina a refletir sobre a realidade, diante de algum pensamento nos faz pensar no que é certo e errado independente da figura autoritária ou não que a impôs, nos ajuda a formar um caráter diante de uma sociedade com padrões.
Filosofia é útil Se não se deixar guiar pela submissão às ideias dominantes e aos poderes estabelecidos for útil; se buscar compreender a significação do mundo, da cultura, da história for útil; se conhecer o sentido das criações humanas nas artes, nas ciências e na política for útil; se dar a cada um de nós e à nossa sociedade os meios para serem conscientes de si e de suas ações numa prática que deseja a liberdade e a felicidade para todos for útil, então podemos dizer que a filosofia é o mais útil de todos os saberes de que os seres humanos são capazes.
A filosofia leva as pessoas a refletir, tirando-as da inércia e enfim, tornando a sociedade menos alienada partindo do indivíduo para o coletivo, é uma somatória de pensamentos e arquétipos cumulativos. De quê valeria a filosofia se ela não fosse o "combustível" para as mudanças de comportamento durante a historia.
O conceito de filosofia diante dos próprios filósofos:
Platão (428-347 a.C.) definia a filosofia como um saber verdadeiro que deve ser usado em benefício dos seres humanos.
René Descartes (1596-1650) dizia que a filosofia é o estudo da sabedoria, conhecimento perfeito de todas as coisas que os humanos podem alcançar para o uso da vida, a conservação da saúde e a invenção das técnicas e das artes.
Espinosa