Filosofia3
SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA
MOVIMENTO PARANÁ SEM CORRUPÇÃO
Primeiro voto: o papel do jovem eleitor em relação ao combate à corrupção
ROTEIRO – PLANO DE ATIVIDADE 3
IDENTIFICAÇÃO
EQUIPE: Edson André Pegoraro, Wilson José Vieira.
DISCIPLINA: Filosofia
SÉRIE: 2º ano
TEMPO PARA DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE (EM AULAS): 4 horas-aula
TÍTULO DA ATIVIDADE: O que é política
CONTEÚDO PRINCIPAL: Política
CONTEÚDOS RELACIONADOS: Política, Ética e Sociedade
JUSTIFICATIVA
A compreensão do que é política é questão fundamental aos estudantes. Pensar a política para além dos preconceitos que a caracterizam no senso comum, procurar demonstrar historicamente que ela se efetiva quando uma comunidade mostra-se capaz de constituir uma unidade, quando conduzem suas ações tendo em vista os interesses coletivos e não individual é algo extremamente importante para que se constitua um cidadão ativo.
ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO
a) Mobilização
O professor/a poderá iniciar a mobilização com a analise da tela de George
Grosz (1893-1959). Grosz foi um dos primeiros artistas a atacar a política iniciada após a primeira guerra mundial na Alemanha e principalmente Hitler. O professor/a poderá com os estudantes analisar o contexto histórico no qual a obra foi elaborada e principalmente as personagens presentes na pintura.
Grosz retrata em sua obra, como sendo os pilares da sociedade, os enganadores e corruptos formadores de opinião da Alemanha pré-nazismo que, de acordo com a visão do artista, levavam o país em direção à guerra e aos conflitos civis. O pintor costumava fazer desenhos rápidos dos rostos e maneirismos das pessoas, o que fornecia material para seus retratos satíricos.
Atrás dos chamados pilares, o artista retratou um edifício em chamas com operários carregando pás, marchando para a esquerda, enquanto os soldados nazistas marchavam para a direita. Na época em que a obra foi pintada, Grosz havia atingido um estilo gráfico