A cultura ind gena brasileira 2
Trabalho de Sociologia
Grupo: Giulia Alfradique, Julya Emmerick, Luísa Bastos e Yan Amaral.
Turma: 201-A
Profº: Ricardo Cesar Costa São Gonçalo, 22 de agosto de 2013.
Com uma população de cerca de 27 mil índios os Guaranis são considerados um dos povos indígenas mais populosos do Brasil.
Existem aldeias Guaranis localizadas em vários estados como: Mato
Grosso, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Pará entre outros.
Do período anterior ao contato com a cultura européia, sabese que eram sociedades descentralizadas de caçadores e agricultores seminômades. Sua alimentação era baseada na caça e coleta, bem como no plantio de diversas variedades de vegetais, como mandioca, batata, amendoim, feijão e milho.
O Peabiru* era muito utilizado pelos tupi e guarani para manter contato com o império inca, que era reverenciado como uma civilização superior, capaz de ensinar muitas coisas, como por exemplo técnicas de construção civil e variedades de milho.
*”O Peabiru (na língua Tupi, "pe" – caminho; "abiru" - gramado amassado) são antigos caminhos, utilizados pelos indígenas sulamericanos desde muito antes do descobrimento pelos europeus, ligando o litoral ao interior do continente.”
PRINCIPAIS COSTUMES E TRADIÇÕES
A tradição mais antiga dos guaranis é que eles são liderados por três diferentes cargos importantes em sua sociedade. são eles: os anciões (Karaí), os líderes espirituais e os profetas, sendo chamados de ‘senhores das belas palavras’.
Uma das tradições que existe na maioria das tribos indígenas e que, logicamente na ‘Guarani’ também existe é a que os homens são responsáveis pela caça, pesca, coleta de sementes e frutas, etc; e as mulheres cozinham e cuidam da família, ensinando e repassando os ensinamentos da cultura para as proles.
Os guaranis possuem o costume de manter uma vida comunitária (onde eles estão todos fazendo tarefas para todos, ou seja, os homens caçam e pescam para a