Conceito Alma
Na religião possui grande importância, sendo o motivo de haver capacidade ao indivíduo a fazer e viver coisas e momentos complexos. Foi discutida e citada na filosofia3 .
Índice
Alma e as Religiões[editar | editar código-fonte]
Cristianismo[editar | editar código-fonte]
E pela palavra alma entendo uma essência imortal, contudo criada, que lhe é das duas a parte mais nobre.
— A definição de alma para João Calvino.4
João Calvino, o fundador do calvinismo,5 defendeu que o espírito e a alma são distintos, e que ela é imortal.4 Segundo aBíblia, a alma pode perder-se, ser salva e existir após à morte do corpo. Ela também é citada como a fonte de todas as sensações e sentimentos humanos, além de ser a responsável da comunhão humana com Deus.1
Teosofia[editar | editar código-fonte]
Na Teosofia, a alma é associada ao 5º princípio do Homem, Manas, a Alma Humana ou Mente Divina. Manas é o elo entre o espírito (a díade Atman-Budhi) e a matéria (os princípios inferiores do Homem).
Assim, a constituição sétupla do Homem, aceita na Teosofia, adapta-se facilmente a um sistema com três elementos:Espírito, alma e corpo. Sendo a alma o elo entre o Espírito e o corpo.
Ciência moderna[editar | editar código-fonte]
De uma forma geral, a ciência moderna estuda o homem sem fazer referências a uma alma imaterial, uma vez que, se existe, não pode ser observada nem medida pelos instrumentos atuais. Apesar disso, alguns cientistas têm tentado encontrar evidências da existência e da natureza da alma humana. Muitas das pesquisas científicas nesse assunto vão em direção das experiências de quase-morte, porém não existem provas conclusivas para a ciência moderna de que realmente os pacientes saíram do próprio corpo, ou se sofreram de alucinações. Há também alguns cientistas como Ian Stevenson eBrian Weiss que conduziram estudos de caso sobre