Filosofia
A função de um filósofo é principalmente questionar. Questionar o mundo, as ações como um todo, a sociedade. Todos os dias nós questionamos as coisas, isso é o que temos em comum com os filósofos.Nós nos distinguimos porque os filósofos passam grande parte de suas vidas procurando (e as vezes obtendo) as respostas à essas perguntas, coisa que muitas vezes não fazemos.
2
Dentro da filosofia de Husserl o conhecimento está condicionado ao mundo da linguagem. Isso quer dizer que, quando eu digo "eu sei", estou dizendo algo que faz sentido apenas dentro do mundo da linguagem. O que eu, enquanto ser humano, julgo saber, é uma verdade apenas para nós, humanos, nesta época e neste lugar. Daqui a cem anos o que hoje pensamos "saber" pode se tornar um "não saber", por exemplo - ou, o que aqui julgamos saber os chineses podem julgar um não saber, etc.
A verdade em si, portanto, não existiria para Husserl - ela seria algo contingente, isto é, algo que pode mudar ao longo do tempo e do espaço humano.
3
Uma das definiões da palavra diz que é origem, ou seja, bucar uma determinada informação em sua raíz, quer dizer, onde se fundamentou, ir profundo desde seu início, indagar-se sobre a mesma até não conseguir-se especulações diante da tal, tendo como base a ideia inicial a mesma que repercutiu, a fim de encontrar soluções, ou até mesmo mais questionamentos diante da mesma. Radical, filosoficamente falando quer dizer a busca, o fundamento, suas raizes, um ponto que originou uma determinada informação, fato ou acontecimento ....
4 (a) Na época em que falou essa frase, ele falou não só a si mesmo mas tb a seus pupilos demonstrando que por mais que se busque uma resposta, sempre haverá outra pergunta. Dessa forma, o mais sábio de todos os homens nunca saberá tudo. Assim sendo, seria um eterno ignorante, porque por mais que saiba, não será "nada" em relação a "tudo".
Mais tarde, essa máxima de Sócrates serviu de fundamento à Filosofia que busca interpretar as coisas de