Filosofia
1) Pesquise no texto e responda:
O que e Ética?
No sistema aristotélico, a ética é a ciência das condutas, menos exata na medida em que se ocupa com assuntos passíveis de modificação. Ela não se ocupa com aquilo que no homem é essencial e imutável, mas daquilo que pode ser obtido por ações repetidas, disposições adquiridas ou de hábitos que constituem as virtudes e os vícios. Seu objetivo último é garantir ou possibilitar a conquista da felicidade.
Qual a relação entre a Politica e a Ética?
Aristóteles foi, talvez, o primeiro filósofo a distinguir a ética da política: centrava a ética na ação moral e voluntária do indivíduo enquanto indivíduo e a política nos vínculos institucionais à comunidade. Como se vê, temos aqui um primeiro esboço do problema: indivíduo e comunidade são entidades separadas.
Mas Aristóteles define o homem como animal político porque dotado de palavra, um animal que, dotado de logos, tende naturalmente para viver numa polis. Portanto, faz preceder o indivíduo da comunidade, uma vez que esta é a causa final da associação entre os humanos.
Daí resulta que, tal como o indivíduo é subordinado à comunidade, também a ética se subordina à política, com todo o rol de consequências associadas.
Qual a relação entre a Ética e o Direito?
Para Aristóteles , assim como a politica, o direito e também um desdobramento da ética. O Direito para Aristóteles é uma ciência dialética por ser fruto de teses e hipóteses não necessariamente verdadeiras, validadas principalmente pela aprovação da maioria.
2) Explique a ideia de” Eudaimonia” no pensamento Aristotélico?
Para Aristóteles, a Eudaimonia significa atingir o potencial pleno de realização de cada um. Segundo Aristóteles, a felicidade é a meta da vida humana, tudo o que fazemos tem como motivo principal a busca da Eudaimonia. Para ele, as atitudes amigáveis e a boa vontade que ofertamos a uma pessoa não têm, por objetivo agradar a essa pessoa, mas, sim, promover a