Inteligencia competitiva
Campus Virtual
INTELIGÊNCIA COMPETITIVA
Curso: Gestão em Tecnologia da Informação
Mercados da Inteligência do Conhecimento
Na abordagem contemporânea para a sociedade do conhecimento, na gestão das organizações, a função de Inteligência pode ser aplicada em diversas áreas de conhecimento humano, utilizando-se tanto de produtos tangíveis quanto intangíveis.
Analisando o conhecimento que temos hoje, constatamos que as universidades contribuem altamente com o desenvolvimento de informações relevantes em diversos aspectos da sociedade, tais como, desenvolvimento de tecnologias, quebras de paradigmas em setores comerciais, econômicos e empresariais, favorecendo a cultura que valoriza a informação e o conhecimento, atuando mais precisamente no campo de pesquisa, que é uma atividade cotidiana em tal cenário.
Resgatando e adaptando às necessidades atuais de um mundo globalizado, onde o pensamento estratégico é a grande ferramenta de uma organização, podemos relacionar o conceito de Inteligência Competitiva com o modo com que as universidades expõem suas idéias de forma universal, enfatizando o baixo nível de competitividade e mostrando que elas conseguem se manter e inovar no mercado em que atuam.
Os princípios de uma organização propõe o planejamento, organização, direção e controle das informações e idéias, para poder intervir e fazer as adequações caso seja necessário. O conceito de inteligência pode ser comparado com esses princípios desde que sejam utilizados de forma que reúnam conteúdo que interessam aos possuidores das informações para que possam interagirem e tomarem decisões de maneira adaptável ao contexto em que atuam no caso de universidades que possuem um alto conhecimento intangivél.
O motor da economia dos dias de hoje é o conhecimento, ele é responsável por mais da metade dos produtos de natureza