Trabalho de sociologia
1) Partindo do pressuposto de que pensar a saúde impõe refletir sobre seus determinantes, como podemos caracterizar este conceito e sua perspectiva histórica?
- Os "Determinantes Sociais da Saúde" tiveram várias definições com o tempo, e a mais generalizada e o ponto em comum entre elas é que a saúde e a ocorrência de doenças e fatores de risco são influenciada pelas condições de vida e de trabalho de uma população. Sua perspectiva histórica mostra que mesmo antes dos conceitos serem definidos, já haviam noções de que o ambiente teria influência na saúde, como na "teoria miasmática" em que o miasma, que era um odor muito forte nas ruas, traria a resposta de tantas pessoas adoecidas e contaminação de água e dos alimentos. Mais tarde, trabalhos como o de Koch e Pasteur mostra cada vez mais o DSS, já que nesse estudo é indagado se a saúde pública deve tratar do estudo das doenças específicas, baseando somente na parte biológica da doença, sendo estudadas somente nos laboratórios, ou se deve ser estudado também as influências sociais, econômicas, ambientais e pesquisar a vida desses indivíduos no campo, nas indústrias e em suas casas.
2) Apresente as características principais dos dois modelos explicativos da determinação social da saúde/doença, e apresente os elementos que os aproximam e que os distanciam.
- O modelo de Dahlgren e Whitehead é um modelo de camadas, que vai desde uma camada mais próxima dos determinantes individuais e uma camada mais distante, onde se situam os macrodeterminantes. Os indivíduos que estão na base do modelo, com características individuais de idade, sexo e fatores genéticos, exercem influência sobre sua saúde. Na próxima camada aparecem os estilos de vida individuais. A próxima camada é a influência de redes comunitárias e de apoio, em que maior riqueza e menor riqueza também influencia na saúde como um todo. A próxima camada estão as condições de vida e de trabalho,