Filosofia
1- Fale sobre as modalidades de pensar: do senso comum, filosófica e científica.
R= Senso comum - Experiências que vivemos dentro de um grupo ou sociedade. Constituem um patrimônio que herdamos das gerações anteriores e que partilhamos com todos os indivíduos da comunidade a que pertencemos. Filosófica – Tudo aquilo que desenvolvemos através do nosso pensamento, e que nos dá a sensação de estarmos voando quando passamos a aprofundar no conhecimento das coisas. É fruto do raciocínio e da reflexão humana. Científica - O que adquirimos baseado através de experimentos da ciência como comprovação e técnicas em observação.
2- Explique o procedimento do pensar filosófico na produção de sentido da realidade.
R= O pensar filosófico é além da imaginação o que é mais difícil se realizar e o pensar do sentido real é a realidade da pessoa real, o que se pensa e se pode agir de maneira real e figurada de acordo com o que se pensa.
3- Em sua opinião, qual é a diferença da postura dos sofistas e a postura dos filósofos?
R= Suas diferenças é que a postura dos sofistas eram metecos (estrangeiros) e não possuíram os direitos de cidadania grega. E a postura dos filósofos era de transmitir informações e opiniões.
4- Que tipo de conhecimento deve predominar na formação profissional docente?
R= Para haver uma boa prática docente, é preciso que os docentes dominem aquilo que ensinam, algo que sabemos que não ocorre, com totalidade na sua prática, pois é difícil trabalhar na era pós-moderna numa instituição que ainda está na era moderna.
5- Pesquise os pensadores pré-socráticos e discuta a repercussão de suas idéias no campo de conhecimento filosófico e científico.
R= Tales de Mileto - dizia que a physis, era a água ou o úmido;
Pitágoras de Samos – julgava que era o número (entendido como estrutura e relação proporcional entre os elementos que compõem as coisas);
Leucipo e Demócrito – disseram que eram os átomos.
6- Escolha um filósofo empirista