Filosofia
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
AMÉLIA REIS DE MACEDO
PENSAR, ATITUDE FUNDAMENTAL PARA a VIDA HUMANA
JUAZEIRO-BA
2010
AMÉLIA REIS DE MACEDO
PENSAR, ATITUDE FUNDAMENTAL PARA a VIDA HUMANA
Trabalho apresentado ao Curso Bacharelado em Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina: Filosofia.
Profª. Márcia Bastos
JUAZEIRO-BA
2010
INTRODUÇÃO
Somos privilegiados porque pensamos, como já dizia o Filósofo e Matemático Decartes: “Penso, logo existo”, não somos mais fortes, nem mais perfeitos, mas sim diferentes, humanos e únicos, pois temos a capacidade de pensar e assim criar, projetar, refletir, buscar respostas, entender, descobrir, explicar.
Saimos da era em que tudo era explicado através dos mitos, onde não se tinha preocupação da veracidade, de provar a realidade, os fatos, mas apenas e tão somente em explicá-la e chegamos em determinado momento, que era preciso uma racionalidade maior, a necessidade de uma explicação mais coerente e científica para os fenômenos.
DESENVOLVIMENTO
O conhecimento filosófico se torna imprescíndivel para conhecermos as coisas que estão ao nosso redor, pois como já dizia Brecht, (2002): “Libertar-se da ideologia dominante, construir o pensamento crítico, refletir sobre a realidade, não aceitar o que está posto – dado como verdade – sem questionar, sem procurar ‘ler nas entrelinhas’, é pensar o próprio pensamento”. Os executivos, os religiosos, os políticos, os ecologistas, os sindicalistas todos assumem posturas filosóficas tendo consciência disso ou não.
Podemos constatar que a filosofia sempre foi uma atividade caracteristicamente humana, tendo nascido no dia em que o homem se tornou autoconsciente, constituindo assim uma prática voltada para o trabalho a serviço da compreensão e transformação do mundo. O pensamento este maravilhoso criador de conceitos e sentidos, passou a ser responsável por todos os nossos valores,