Filosofia
CURSO: LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA
ANDRESSA KELLEN DE CARVALHO CRUZ
PARA QUE FILOSOFIA?
TIMON – MA
2015
PARA QUE FILOSOFIA?
01. Que quer dizer a palavra crítica?
A palavra crítica vem do grego e possui três sentidos principais: 1) capacidade para julgar, discernir e decidir corretamente; 2) exame racional de todas as coisas sem preconceito e sem pré-julgamento; 3) atividade de examinar e avaliar detalhadamente uma idéia, um valor, um costume, um comportamento, uma obra artística ou científica.
02. Quando passamos da atitude costumeira à atitude filosófica?
Quando o que era objeto de crença aparece como algo contraditório ou problemático e por isso se transforma em indagação ou interrogação, estamos passando da atitude costumeira à atitude filosófica.
03. Que significa dizer que a Filosofia se volta preferencialmente para os momentos de crise ou críticos?
A Filosofia se interessa por aquele instante em que a realidade natural (o mundo das coisas) e a realidade histórico-social (o mundo dos homens) tornam-se estranhas, espantosas, incompreensíveis e enigmáticas, quando as opiniões estabelecidas disponíveis já não nos podem satisfazer. Ou seja, a Filosofia volta-se preferencialmente para os momentos de crise no pensamento, na linguagem e na ação, pois é nesses momentos críticos que se manifesta mais claramente a exigência de fundamentação das idéias, dos discursos e das práticas.
04. Por que se pergunta “Para que Filosofia”?
Verdade, pensamento racional, procedimentos especiais para conhecer fatos, aplicação prática de conhecimentos teóricos, correção e acúmulo de saberes: esses objetivos e propósitos das ciências não são científicos, são filosóficos e dependem de questões filosóficas. O cientista parte delas como questões já respondidas, mas é a Filosofia quem as formula e busca respostas para elas.
05. Quais as três principais perguntas que caracterizam a atitude filosófica?